A Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra iniciou suas atividades em 2005. Oferece oficinas lúdicas para crianças e jovens, além do curso básico de teatro, contando, hoje, com aproximadamente 60 alunos. Também é responsável pelo programa educativo do Teatro Municipal Belmira Vilas Boas.

Em parceria com o setor de juventude da Fundarte evidenciam, neste desfile, as relações humanas e o respeito às diferenças. O setor de juventude da Fundarte vem consolidando políticas públicas de apoio à juventude em nossa cidade, dando voz aos jovens muriaeenses através do conselho municipal de juventude, de ações de incentivo aos grêmios estudantis de escolas de ensino médio e programas como o id jovem – identidade jovem, festival estudantil de música e semana da juventude.